terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pessos motivadas fazem a diferença nas coorporações ?

Em um mercado competitivo como o nosso, trabalhar com pessoas motivadas faz toda a diferença. Quem não gosta de ser bem atendido quando da aquisição de um produto ou serviço? Quando pedimos informações, gostamos de obtê-las da forma mais rápida, completa e agradável possível. É assim que se estabelece um relacionamento saudável entre cliente X empresa. Neste contexto, as pessoas tornam-se peças chaves, uma vez que uma equipe desmotivada resulta diretamente na perda de negócios, credibilidade e imagem no mercado. Portanto, a corrida da motivação tornou-se um grande desafio para as empresas. Grande desafio porque o sucesso das organizações e sua continuidade no mercado, depende das pessoas envolvidas em todo o processo, desta forma as lideranças precisam estar atentas aos sinais de desmotivação, para que se evite perda de mercado e de produtividade, influenciando na retenção de seus talentos.

Para motivar pessoas se faz necessário que as organizações estabeleçam e mantenham algumas "condições" motivacionais. Uma das mais importantes é o ambiente de trabalho. Manter um ambiente agradável e motivador não é tão fácil, mas é possível. Convivemos com pessoas que possuem valores, necessidades, vidas e objetivos diferentes, e mesmo com tantas diferenças verificamos que o processo motivacional é bastante simples, basta estarmos atentos as pessoas e seu momento na organização, pois cada nível hierárquico se motiva de forma diferenciada. A motivação começa de dentro para fora, é comparada a uma chave que só abre a porta por dentro, precisando de muita paixão, prazer e disponibilidade para se auto motivar, pois "ninguém motiva ninguém". Por isto os líderes são extremamente importantes em todo o acompanhamento das atividades de suas equipes, de forma técnica, mas também comportamental.
A motivação pode ser comparada com a "paixão". Paixão por alguém, um esporte, um carro, uma marca, um artista,..., enfim, todos nós temos uma paixão por alguma coisa ou por alguém. Então, quando estamos apaixonados recebemos sempre estímulos que nos leva a realizar e atingir nossos objetivos. A pessoa apaixonada procura sempre fazer o melhor em busca do seu "alvo", é o jogo da conquista! É o prazer de sentir prazer, pelo fato de estar realizando algo que se gosta, de se sentir completo. Não há barreiras que intimide, pois quando a visão torna-se ampla, imediatamente identifica-se os obstáculos, criando condições para novos caminhos, não existindo rotina e cansaço, uma vez que cada encontro é um "novo encontro", toda conversa é prazerosa, cada momento é único, cada etapa é uma vitória, não há distância que separe o indivíduo de seus sonhos e de sua paixão. Conquistado o objetivo, as pessoas naturalmente se impulsionam para atingir algo mais grandioso, ser promovido, aumentar a rede de relacionamentos, estar na mídia, lançar um livro, conhecer outros estados/países..., e assim sucessivamente, estabelecendo a cada conquista outro objetivo e começando nova busca. É um verdadeiro ciclo motivacional, nunca acaba!
Dentro do contexto organizacional, as pessoas esperam respaldo mais profissional de suas lideranças. É estratégico trabalhar com pessoas que sabem para onde devem ir, que sabem seu valor na organização e que trabalham sempre de forma desafiadora com metas e objetivos. Para isso a manutenção do clima organizacional, da política de benefícios e da avaliação de desempenho é fundamental para instaurar a integração da área. Estes são pontos relevantes para se motivar dentro do ambiente de trabalho uma vez que é importante que as pessoas sintam-se valorizadas, sendo impulsionadas de forma natural para que "queiram fazer, e não que tenham que fazer" suas tarefas de forma coercitiva ou mandatária. Com essa perspectiva as empresas buscam pessoas motivadas para compor seus talentos.

Urge, portanto que organizações e profissionais estejam alinhados, convergindo para os mesmos objetivos. Que a chama da paixão continue acesa e iluminando as mentes brilhantes e talentosas das pessoas, que são o capital mais valioso da organização. Desta forma ambos, empresa e pessoas, vão poder caminhar juntos e vitoriosos na grande jornada do tão mutável e competitivo mercado/mundo dos negócios.

DICAS
Existe alguns sinais de motivação e desmotivação que podem ser percebidos antecipadamente:
1. Sinais de motivação:
- De forma espontânea, as pessoas se sentem a vontade para dar idéias e sugestões; 
- Sempre reagem de modo positivo quando recebem novas incumbências;
- Trabalham para conquistar avanços e não apenas para "livrar-se da tarefa";
- Quando sentem-se felizes no ambiente de trabalho;
- São francas ao responder as perguntas;
- São criativas e proativas.
2. Sinais de desmotivação:

- Falta de atenção com tudo e com todos;
- Ausência de entusiasmo pelas atividades;
- Voz monótona e falta de energia;
- Desorganização pessoal e profissional;
- Desleixo quanto a aparência pessoal;
- Ficam sempre na retaguarda (zona de conforto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário